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PERFIL DOS FISIOTERAPEUTAS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MONTES CLAROS-MG
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Kely Jardim Pereira dos Santos; Danielle Mendes Ferreira dos Montes; Thiago Alves Xavier dos Santos; Karen Brigitte Diaz Magaña; Bárbara Kellen Antunes Borges.
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O fisioterapeuta é um profissional que apresentam um amplo mercado de trabalho, desde a àrea clínica, vigilância sanitária, desenvolvimento e execução de equipamentos fisioterapêuticos e ainda no campo de pesquisa e da docência. Portanto, o presente estudo objetivou fazer uma breve caracterização do perfil dos fisioterapeutas que atuam como docentes. Trata-se de estudo observacional, descritivo e de corte transversal com abordagem quantitativa, cuja população estudada foram 23 fisioterapeutas docentes de uma instituição privada de ensino superior em Montes Claros – MG. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstram que 56,5% dos docentes são do sexo feminino e 43,5% do sexo masculino. Dos docentes 13% são doutores, 52,2% são mestres, 34,8% são especialistas Latu Sensu, 30,4% dos docentes atuam somente com a docência e 69,6% exercem outras ativdades além da docência. Observou-se, ainda, que 87,0% dos docentes estão satisfeitos com a Fisioterapia e 13,0% estão pouco satisfeito, Com isso, conclui-se que os docentes estão satisfeito com sua profissão e buscam, em sua maioria, investir mais em capacitações.
Palavras-chaves: Fisioterapeuta; Docentes; Caracterização.
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MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS MG
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Mariana Narciso Meira; William Vinícius Santos Leal; Camila Ribeiro Ferreira
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O termo “motivação” é derivado do verbo em latim “movere”. A ideia de movimento relaciona-se ao fato de a motivação levar alguém a fazer algo, mantendo-a na ação e ajudando-a a completar tarefas. Objetivou-se identificar se professores e alunos se sentem motivados nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade de Montes Claros-MG. Foi desenvolvido um estudo utilizando uma amostra de 108 alunos, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17 anos e 04 professores, também de ambos os sexos, com idade a partir de 23 anos. Foi utilizado como instrumento o questionário adaptado de Kobal (1996) para os alunos; e um questionário elaborado pelos autores para os professores. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE/ Montes Claros-MG, sendo aprovado com parecer de número 2.542.196. Os resultados encontrados mostram que os professores se sentem motivados quando os alunos participam das atividades e quando a escola disponibiliza materiais adequados para desenvolver as atividades. Já os alunos participam das aulas de Educação Física porque fazem parte do currículo da escola e sentem-se motivados quando se sentem integrados ao grupo. Os resultados encontrados demostram que os professores se sentem motivados extrinsecamente. Já em relação aos alunos, os resultados mostram que os participantes do presente estudo encontram-se motivados de forma extrínseca e também intrínseca. Além disso, ressalta-se que os alunos não consideram ou não compreendem a importância das aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Motivação. Alunos. Professores. Educação Física.
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CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA SOBRE FOTOPROTEÇÃO
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Alberth Emanuel Almeida Monção; Erislane Santos Braga de Queiroz; Wellington Danilo Soares
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Objetivou-se avaliar o conhecimento dos acadêmicos de fisioterapia acerca da fotoproteção. Trata de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída por 119 acadêmicos de Fisioterapia de uma instituição privada de ensino superior cidade de Montes Claros-MG. O levantamento de dados foi feita através de um questionário composto de 11 questões, sendo 3 fechadas e 8 abertas. Foi feita uma análise descritiva dos dados com valores de média, desvio padrão, frequência real e absoluta. Toda análise foi feita no programa estatístico software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, versão 22.0 para Windows. O número de acertos, média de 3,12 (± 0,19), foi estatisticamente superior ao número médio de erros 1,87 (± 0,18). Pôde-se concluir que os acadêmicos avaliados detêm o conhecimento sobre fotoproteção. Entretanto, eles não aplicam corretamente os ensinamentos na sua rotina diária.
Palavras-chave: Conhecimento; Fotoproteção; Fisioterapia
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CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE ANATOMIA EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS
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Philippe Carvalho Silva; Renata Cristina Tolentino Cordeiro; Anamaria de Lima Laranjeira;Priscilla Duarte Soares Correa; Wellington Danilo Soares
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O objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento dos acadêmicos de odontologia de uma faculdade particular do norte de Minas Gerais sobre anatomia em radiografias panorâmicas. Para isso, 20 estruturas anatômicas foram identificadas por setas enumeradas de 01 a 20 e distribuídas em 10 radiografias panorâmicas digitais, selecionadas por um especialista em radiologia odontológica. A amostra foi composta de 190 acadêmicos, do 5º ao 9º períodos, selecionados aleatoriamente, que tiveram que identificar cada uma destas estruturas numa planilha enumerada de 01 a 20. A coleta de dados aconteceu em dois momentos diferentes, sendo que a segunda etapa ocorreu no mesmo dia e teve como diferença a inversão da numeração das setas entre as 10 radiografias. A amostra foram predominantemente feminina. Não houve diferença estatisticamente significativa de acertos e erros e também de acertos em mandíbula e maxila entre as duas etapas da pesquisa. A apreensão desse conhecimento independe do gênero, porém é influenciada pelo período cursado, tendo o melhor índice de acertos no 5º período e o pior no 9º período. Conclui-se que o conhecimento sobre anatomia em radiografias panorâmicas perde-se ao longo da formação, e essa perda se deve, em parte, A falta de exigência das disciplinas, desta forma, é necessária uma maior cobrança e fiscalização desse conhecimento por parte da equipe docente ao decorrer das atividades clínicas, pois o conhecimento prévio e continuado facilita as tarefas de diagnóstico e tratamento dos pacientes em todos os períodos do curso.
Palavras-chave: Radiografia panorâmica. Diagnóstico por imagem. Interpretação. Anatomia.
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ENFERMAGEM ATUANTE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E VIOLÊNCIA LABORAL: ANÁLISE A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA
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Fernando Lucas Freitas Rocha; Lorrayne Oliveira Dias Soares; Suelen Ferreira Rocha; Karla Jaciara Vieira Damaceno; Carla Silvana de Oliveira e Silva; Brunode Pinho Amaral; Renê Ferreira da Silva Júnior
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A presente pesquisa objetivou analisar a produção literária científica que diz respeito ao tema da violência laboral cometida contra enfermeiros atuantes na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de revisão de literatura integrativa de artigos científicos disponíveis gratuitamente nas plataformas SciELO, Lilacs e BDENF. Para a formação da amostragem, foram utilizados os seguintes descritores: “enfermagem”, “violência no trabalho”, “atenção primária” e “estratégia de saúde da família” e selecionados apenas artigos escritos em português e publicados entre os anos de 2013 a 2018. Foram excluídos artigos de revisão de literatura encontrados. Os dados obtidos foram reunidos em categorias e analisados em consonância com os preceitos da análise de dados de Bardin. Foram selecionados 5 artigos que possibilitaram visão ampla do assunto e permitiram caracterizar as diversas formas de violência que podem acometer o profissional de enfermagem no local de trabalho, e as consequências dessa situação. Conclui-se que a violência traz graves prejuízos à saúde do trabalhador e, assim, à coletividade.
Palavras-chave: Enfermagem. Violência no trabalho. Atenção primária. Estratégia de saúde da família.
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