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ABORDAGEM À FAMÍLIA DE UMA PACIENTE PORTADORA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
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Ana Luisa De Oliveira Rocha Dourado; Dayane Indyara De Sá; Flávia Soares Dos Reis; Lara Aquino Almeida; Mateus Dias Santos; Bruna Meira Meira Rios
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Objetivo: relatar a experiência de uma abordagem familiar a um paciente portador de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, inserida no território de abrangência de uma Estratégia de Saúde da Família em Montes Claros-MG. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do 3º período noturno do curso de graduação em enfermagem. Os dados obtidos foram coletados através das ferramentas de abordagem familiar genograma/genopro para avaliação estrutural interna da família, o ecomapa para avaliação estrutural externa da família e o ciclo de vida para classificar em qual estágio a família se encontra. Posteriormente foi realizada a consulta de enfermagem, definindo o diagnóstico de enfermagem da paciente índice e realizada a educação em saúde em família. Resultados: com a avaliação familiar, através das ferramentas de abordagem, foi identificado que a paciente índice possui laços familiares presentes e sem estressores, tal como as relações extrafamiliares. A implementação do plano de cuidado sensibilizou quanto à importância da ingesta hídrica, atividade física, alimentação saudável e controle da pressão arterial e diabetes mellitus dentro dos padrões da normalidade. Conclusão: conclui-se que é de suma importância para enfermeiro a exploração das estruturas familiares, a partir do uso das ferramentas de acesso, pois essas constituem uma ação desenvolvida por meio da compreensão e elaboração de uma estratégia específica a cada conjunto familiar.
Palavras-chave: Abordagem Familiar. Diabetes Mellitus. Hipertensão Arterial Sistêmica.
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HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS: abordagem à família de uma paciente
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Bruna Carolina Rodrigues Guimarães; Emilly Sthayni Ferreira Rodrigues; Junia Maria de Oliveira Fonseca; Karem Mascarenhas Silva; Victor Guilherme Pereira; Bruna Roberta Meira Rios.
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Objetivo: relatar a experiência de uma abordagem à família de uma paciente portadora de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma abordagem à família de uma paciente portadora de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, realizada em uma Estratégia de Saúde da Família, em um município do norte de Minas Gerais, vivenciado pelos acadêmicos de enfermagem do 3º período da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna. A escolha da família surgiu devido à paciente índice apresentar constantes quadros de hiperglicemia e elevação exacerbada da pressão arterial. A coleta de dados foi desenvolvida no mês de setembro de 2019. Foram realizadas três visitas domiciliares para a coleta de dados, a fim de utilizar as ferramentas Genograma, Ecomapa e Ciclo de Vida, de modo a identificar o perfil da família em estudo, visualizar a sistematização da família, os relacionamentos intrafamiliares, as interações da família com o meio externo, identificar os padrões disfuncionais, realizar a consulta de enfermagem com a finalidade de apontar os diagnósticos de enfermagem e, por fim, efetivar a implementação do plano de cuidado. Resultados: através das ferramentas da abordagem familiar, foi possível identificar as morbidades crônicas e complexas na família, disfunções nas relações intrafamiliares, relacionadas ao apoio social insuficiente e número inadequado de indícios de ação para prevenir e reduzir fatores de risco, caracterizado por escolhas na vida diária da paciente índice ineficazes para atingir as metas de saúde. Conclusão: evidencia-se, portanto, que a exploração das ferramentas da abordagem familiar é essencial e assertivas na assistência às famílias desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família, uma vez que possibilita visualizar a sistematização da família em questão e os padrões disfuncionais, contribuindo para a realização de intervenções mais eficazes e condizentes com o cotidiano e a carência da família.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Dinâmica Familiar. Estratégia de Saúde da Família.
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PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Ana Luíza Leobas Moreira Nogueira; Camila Gonçalves Aguiar; Dienypher Oliveira Facin Souza; Karinne Oliveira Almeida; Maria Cristina Ferreira Silva; Vitória de Melo Gomes; Renê Ferreira da Silva Junior.
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Objetivo: descrever o processo de territorialização e diagnóstico local de uma microárea pertencente à área de abrangência de uma Estratégia Saúde da Família (ESF). Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido na área de abrangência da ESF, localizada no município de Montes Claros, Minas Gerais. As atividades foram realizadas nos meses de outubro e novembro de 2019, pelos acadêmicos do 1º período do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna. A concepção dos dados fez-se, inicialmente, a partir do levantamento das informações já existentes na ESF com o auxílio de mapas, anotações, dados consolidados na própria ESF, do Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB/DATASUS) e através de informações coletadas nas diversas fontes disponíveis no município. Em seguida, após a divisão da equipe, procedeu-se o reconhecimento da microárea 05, o reconhecimento e a aplicação de questionário semiestruturado junto aos informantes-chave e a análise em conjunto dos dados coletados, elaborando-se um croqui da microárea. Resultados: o conhecimento do perfil sociodemográfico e epidemiológico da microáreapermitiu estabelecer as prioridades de saúde da população adscrita a microárea, além dos aspectos que demandariam parcerias com outros setores além da saúde. Conclusão: a territorialização é uma ferramenta imprescindível para a análise da situação de saúde, uma vez que permite o levantamento de informações que só podem ser obtidas no processo de conhecimento do território. Também contribui para uma aproximação com a realidade, permite uma corresponsabilização dos trabalhadores, assim como a criação de vínculo entre a equipe de saúde e população e o planejamento local pautado nas necessidades da comunidade.
Palavras-chave: Território. Estratégia Saúde da Família. Agente Comunitário de Saúde.
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ABORDAGEM FAMILIAR DE UM PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS E SEQUELA DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
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Ana Caroline de Oliveira Mesquita; Geovani Meira Silva; Jéssica Cristina Borges Pereira; Lucélia de Cássia Santos Pires de Jesus; Valdirene Dias Soares; Bruna Roberta Meira Rios.
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Objetivo: relatar a experiência da abordagem familiar de um paciente portador de Diabetes Mellitus e com sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de abordagem familiar, realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Montes Claros - MG pelos acadêmicos do 3º período do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI. Os dados foram coletados através das ferramentas de abordagem familiar, genograma/genopro para avaliação estrutural interna da família, o ecomapa para avaliação externa da família e o ciclo de vida para classificar em que estágio a família se encontra. Posteriormente, foi realizada consulta de enfermagem a partir de visitas domiciliares e definido o diagnóstico de enfermagem do paciente índice para implementação dos planos de cuidados. Resultados: através das ferramentas de abordagem, foi identificado que o paciente índice possui laços familiares fortes, presentes e sem estressores. A implantação do plano de cuidados conscientiza sobre a importância da alimentação adequada e prática de atividade física para o controle do Diabetes Mellitus, a melhoria no estilo de vida sedentário e a prevenção de outras doenças. Conclusão: Conclui-se que é de extrema importância para o enfermeiro a utilização das estruturas familiares a partir do uso das ferramentas para uma coleta de dados fundamental, pois, por meio deles, pode ser desenvolvida uma melhor compreensão da família para a elaboração do plano de cuidado com estratégia específica para cada grupo familiar.
Palavras-chaves: Diabetes Mellitus. AVC. Família.
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TERRITORIALIZAÇÃO EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Amanda Alexsandra Rodrigues Teixeira; Emanuelle Marieta Santos Xavier; Evellyn Caroline Barbosa de Oliveira; Sabrina Ferreira de Oliveira; Talita Ramos Leite; Veronica Emanuele Fernandes; Bruna Roberta Meira Rios.
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Objetivo: relatar a experiência na realização do processo de territorialização em umamicroárea de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Montes Claros, Minas Gerais. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do 1º período do curso de graduação em Enfermagem, no período de outubro e novembro de 2019, em uma microárea de uma ESF. Inicialmente, foi realizado o mapeamento da microárea através do desenho de um croqui. Em seguida, foram coletadas informações apoiadas nos princípios estabelecidos pela Estimativa Rápida Participativa através de atividades de reconhecimento e observação do território; elaboração e aplicação de questionários, entrevista com informantes-chave, além de consulta a dados secundários e análise do conjunto de informações coletadas. Resultados: através da coleta de dados e mapeamento da área foi possível conheceros aspectos geográficos, sociais e culturais, além das necessidades de saúde da população, facilitando assim a atuação da equipe multiprofissional da ESF. Conclusão: Conclui-se que o processo de territorialização é de suma importância, uma vez que permite conhecer de perto a realidade do território, as necessidades e patologias existentes para facilitar o planejamento das ações estratégicas para melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família. Território. População.
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MONITORIZAÇÃO DA PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
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Giovanna Gonçalves Fagundes; Grasielle Pereira de Jesus; Késia Emanuelly Ferreira Gomes; Lorrane Oliveira Neres; Renato da Silva Alves; Isabella Batista Vieira.
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Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos ao realizarem consulta de enfermagem com foco no exame preventivo de câncer de colo do útero. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência realizado pelos acadêmicos do 4º período de enfermagem no período de setembro a outubro de 2019 em uma Estratégia de Saúde da Família em Montes Claros - MG. A paciente foi inicialmente submetida à consulta de enfermagem com aquisição da ficha de exame citopatológico e anamnese, que inclui a história gineco-obstétrica e o exame físico. Posteriormente, houve a realização do exame clínico das mamas e a coleta do material citopatológico para análise. Resultados: durante a consulta de enfermagem, a paciente relatou ter realizado o último exame preventivo de câncer de colo de útero em 2015. O exame clínico das mamas não apresentou alterações palpáveis e na coleta do exame citopatológico a paciente demonstrou ansiedade, sendo necessário tranquilizá-la e sensibilizar quanto à importância do papanicolau. O colo do útero não apresentou alterações sugestivas de câncer e, posteriormente, a paciente foi orientada sobre a periodicidade do exame. Conclusão: através da experiência vivenciada, houve o aperfeiçoamento do conhecimento teórico, técnico e científico, o que proporcionou compreender a atuação do enfermeiro no que se refere à prevenção e promoção da saúde da mulher, podendo colabora para a redução dos índices de morbimortalidade pelo câncer de colo de útero.
Palavras-chave: Câncer de Colo do Útero. Exame Citopatológico. Consulta de Enfermagem.
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HIPERTENSÃO ARTERIAL NA GESTAÇÃO
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Ana Clara Rodrigues Barbosa; Djenny Castro Soares; Guttyerrez Lacerda Batista; Joane Duarte Oliveira Santos; Otávio Leone Machado Teixeira Dias; Isabella Batista Vieira.
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Objetivo: relatar a experiência de uma abordagem a paciente em uma consulta de pré-natal. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma consulta pré-natal a uma gestante com hipertensão gestacional, vivenciado pelos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Montes Claros – MG, no período de setembro a outubro de 2019. A consulta foi realizada com uma gestante com idade gestacional de 31 semanas e 4 dias. Foi utilizado para obtenção dos dados o roteiro de consulta de enfermagem à gestante, manual de diagnósticos de enfermagem, os exames laboratoriais e de imagem e cartão da gestante. Resultados: baseado na consulta de enfermagem e no exame físico da gestante foi possível detectar três principais diagnósticos de enfermagem: risco de pressão arterial instável relacionada à alteração hormonal; insônia relacionada ao desconforto físico e sobrepeso, caracterizados por alteração no padrão de sono. Foram realizadas as seguintes ações: instrução para tomar medicação prescrita para hipertensão, orientação para aferição de pressão arterial rotineiramente, vestir roupa adequada e confortável para dormir, repouso em decúbito lateral esquerdo, orientação para mudanças de hábitos alimentares e a prática de atividade física. Conclusão: sendo assim, através dessa consulta, foi possível aos acadêmicos a realização das intervenções de enfermagem necessárias com o propósito de propiciar à parturiente e ao feto uma gestação, parto e puerpério sem adversidades. A atuação da enfermagem na realização do pré-natal é fundamental para a melhoria da assistência às gestantes, pois favorece o aumento da abrangência do pré-natal e tem colaborado significativamente para a humanização da assistência prestada.
Palavras-chaves: Hipertensão Gestacional. Pré-Natal. Gestantes.
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PREVENÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: um relato de experiência
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Ágata Mayara De Freitas Rocha; Hanna Isabella Fonseca Morais; Ive Rhayane Cangussu Leite; João Alberto Nogueira Euvira; Marcela Teixeira dos Santos.
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Objetivo: relatar a experiência de uma consulta de enfermagem, exame clínico das mamas e o exame preventivo do câncer de colo uterino de uma paciente na atenção básica. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos no estágio curricular do quarto período do curso de Graduação em Enfermagem, entre Outubro e Novembro de 2019, por meio da consulta de enfermagem, exame preventivo de câncer do colo uterino e exame clínico das mamas em uma paciente da Estratégia Saúde da Família em Montes Claros – MG. Utilizaram-se ferramentas como, diagnóstico de enfermagem baseada na classificação da North American Nursing Diagnosis Association-NANDA, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), confecções dos esfregaços citológicos e prescrição de cuidados de enfermagem. Resultados: a partir da consulta de enfermagem e do exame físico, foi possível apontar os títulos diagnósticos: comportamento de saúde propenso a risco, estilo de vida sedentário e padrão de sexualidade ineficaz. Com isso, a paciente foi orientada a evitar duchas vaginais, manter relações sexuais com uso de preservativo, aderir ao grupo de tabagismo, incentivo à prática de atividade física, juntamente com uma alimentação balanceada. Conclusão: o trabalho permitiu compreender que o exame preventivo do câncer de colo uterino e o exame clínico das mamas na atenção básica são de suma importância para o diagnóstico e controle de patologias; além disso, possibilitou afirmar o marcante papel do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família no acolhimento e acompanhamento do paciente.
Palavras-chave: Consulta de enfermagem. Câncer de colo. Diagnósticos de enfermagem.
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OUTUBRO ROSA: cuidar de uma é cuidar de todas
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Frederico William Ribeiro; Igor Henrique Rodrigues Melo; Jerliane Ferreira de Oliveira; Sabrina Santos de Almeida; Tamires Reis da Silva; Marizete Ribeiro de Almeida.
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Objetivo: relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem quanto à realização de uma Educação em Saúde para a população adscrita na Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Montes Claros-MG. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido no dia 25 de outubro de 2019 pelos acadêmicos de Enfermagem do 4º período da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI), com o intuito de orientar a população sobre o carcinoma uterino e suas principais morfologias, abrangendo o NIC 1, 2 e 3; também se discutiu sobre o câncer de mama e como se dá as complicações e os avanços da doença quando não tratadas e os gatilhos que se espalham no organismo. Houve também orientações voltadas à saúde masculina, onde foram dadas ênfases às discussões sobre o adenocarcinoma prostático, idade de rastreio e manifestações clínicas que indicam a necessidade de uma procura profissional frequente, a fim de alcançar melhorias em toda população assistida e fazendo profilaxias para promover saúde social. Resultados: a sociedade atual, mesmo permeada de acesso à informação, carece de direção profissional para esses assuntos mais complexos e que envolvem a vida humana. Foi muito comum encontrar no público alvo uma série de dúvidas, culturas e mitos no que tange os problemas relacionados ao câncer de vários segmentos. Foi possível perceber que informações oriundas de pessoas que visam melhorias para a população e atuam em prol desse bem-estar tem um peso maior e o feedback positivo é quase instantâneo. Conclusão: os conhecimentos relacionados ao câncer mamário, de útero e de próstata, contribuíram para esclarecimento sobre a importância de educar e preparar a população sobre o autocuidado.
Palavras-chaves: Câncer. Educação em Saúde. Adenocarcinoma.
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EXAME PREVENTIVO, PRÉ-NATAL E PLANEJAMENTO FAMILIAR
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Anderson Dias Fernandes; Hemelly Isabelly Oliveira Gonçalves; Jhully Bianca Moreira de Paula; Kallyne Luise Silva Vieira; Larissa Pimenta Lima; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivo: relatar a experiência de um exame preventivo e identificar as alterações do colo do útero, propondo tratamento de acordo com o resultado observado, além de realizar o pré-natal e abordar os métodos contraceptivos no planejamento familiar. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência que ocorreu em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), na cidade de Montes Claros – MG, realizado pelos estudantes de Enfermagem. No primeiro encontro, foi realizada uma anamnese para conhecer melhor as queixas e a história pregressa da paciente. Em seguida, realizou-se a coleta do material citopatológico para análise. No encontro seguinte, realizou-se o pré-natal, sendo feito os tempos das Manobras de Leopold. Por fim, no último encontro, foi feita uma reunião para explicação dos métodos contraceptivos. Resultados: a experiência vivenciada contribuiu para o entendimento do exame preventivo e sua importância, pois uma simples detecção previne uma possível doença. Além disso, foi possível quebrar os paradigmas do planejamento familiar baseado na administração de pílulas para mulheres e convencê-las a fazer laqueadura. O pré-natal fez com que os acadêmicos contribuíssem para o acolhimento das gestantes, passando informações claras e seguras sobre a gestão, deixando-as confortáveis. A partir disso, foi possível criar um espaço para um diálogo para que todos pudessem tirar as dúvidas. Conclusão: todos os objetivos foram alcançados pelos acadêmicos, além de uma boa absorção de conhecimentos sobre os trabalhos realizados na ESF.
Palavras-chave: Prevenção do Câncer do Colo do Útero. Pré-Natal. Planejamento Familiar.
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CONSULTA DE ENFERMAGEM COM FOCO NA SAÚDE DA MULHER
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Samanta Ferreira Xavier; Loren Costa Lima; Bruna Pereira Soares; Júnia Aparecida Alves de Moura; Guilherme dos Santos Cardoso; Renê Ferreira da Silva Junior.
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Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos do 4º período de Enfermagem durante a prática de estágio curricular por meio da consulta de enfermagem com foco na saúde da mulher. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, por meio da consulta de enfermagem em unidade da Estratégia Saúde da Família do município de Montes Claros – MG. A consulta de enfermagem foi realizada no período de outubro/novembro de 2019. Após a coleta de dados por meio da anamnese e investigação dinâmica do exame físico céfalo-podálico, foi realizada a coleta de material para exame de prevenção do câncer de colo do útero. Os instrumentos de coleta de dados foram: roteiro de entrevista e materiais para realização do exame preventivo (espátula de Ayres, escova endocervical, lâmina de vidro, caixa porta-lâminas, par de luvas, espéculo e fixador cervical). Resultados: a paciente compareceu à consulta de rotina para exame citopatológico, tendo realizado há um ano, sem alterações observadas, negava queixas e relatou histórico gineco-obstétrico de dois partos normais sem complicações, sendo que o primeiro ocorreu aos 19 anos e o segundo aos 20 anos; apresenta amenorreia desde os 21 anos após cirurgia realizada no útero, porém não soube relatar ao certo qual o tipo de procedimento. Nega uso de métodos contraceptivos hormonais ou de barreira. Ao exame especular, observou-se colo róseo, íntegro, com presença de muco cervical em abundância. Conclusão: a consulta de enfermagem possibilitou o acompanhamento e a realização do exame preventivo da paciente. A partir desta experiência, foi possível compreender a importância da atenção holística à mulher e de medidas preventivas a fim de se promover saúde e conscientização.
Palavras-chave: Câncer de Colo do Útero. Saúde da Mulher. Estratégia Saúde da Família.
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ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E INTRODUÇÃO ALIMENTAR SAUDÁVEL
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Aniele Costa Ferreira; Kádia Pereira do Nascimento; Mayke Gomes Silva; Theully Priscielly Mendes Chagas; Isabella Batista Vieira.
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Objetivo: relatar a experiência vivenciada em uma Educação em Saúde visando, a partir de intervenções, alcançar o padrão da autoavaliação para a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: “A equipe desenvolve ações, desde o pré-natal até os dois anos de vida da criança, para incentivar e orientar o aleitamento materno e a introdução de alimentação complementar saudável”. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, acerca da realização de uma Educação em Saúde com pacientes gestantes, em uma Estratégia de Saúde da Família no município de Montes Claros – MG, desenvolvido pelos acadêmicos de enfermagem do 5º período, no mês de novembro de 2019. O meio de divulgação foi através de convites distribuídos com auxílio dos agentes comunitários. Resultados: abordou-se quanto à importância do aleitamento materno exclusivo, introdução alimentar saudável, cuidados com o recém-nascido e os riscos quanto ao desenvolvimento de mastite. Através de uma roda de conversa, foi possível constatar o interesse das gestantes sobre os temas abordados, onde houve a participação com comentários sobre o dia a dia e perguntas com intuito de sanar suas dúvidas. Conclusão: através da experiência vivenciada, foi possível perceber que é de suma importância que a equipe desenvolva a padronização de grupos operativos com as gestantes, pois estes constituem uma ação desenvolvida por meio da compreensão e sensibilização das gestantes quanto a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, a introdução alimentar saudável, os cuidados com o recém-nascido e a prevenção de mastite.
Palavras-chave: Aleitamento materno. Gestantes. Cuidados com o recém-nascido.
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RASTREAMENTO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
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Fernanda Moreira Silva; Nicoly Fernandes Silva; Philipe Oliveira Ferreira; Raynara Laurinda Nascimento Nunes; Bruna Roberta Meira Rios.
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Objetivo: relatar a experiência vivenciada no rastreamento do pé diabético, a fim de identificar precocemente uma das complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do 6º período de Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI, acerca do rastreamento do pé diabético. Foram selecionados, através da ficha B-DIABETES, dez pacientes para realização do rastreio. A classificação ocorreu a partir da avaliação da sensibilidade protetora dos pés e da sensibilidade dolorosa, avaliação da presença e ausência de deformidades, úlceras e amputações e a verificação dos pulsos pedioso e tibial posterior para a identificação de doença arterial periférica, através da visita domiciliar. Resultados: de acordo com a experiência vivenciada, houve a classificação de risco para o pé diabético. Dos dez pacientes abordados, cinco foram classificados como grau 0 e cinco como grau 1. Foi observado que os pacientes eram leigos quanto ao rastreamento do pé diabético, entretanto, os mesmos possuíam cuidados em relação à higiene e prevenção de lesões nos pés. Foi realizada a avaliação do processo de cuidado com o paciente e familiares, orientando-os acerca da observação contínua de qualquer alteração nos pés. Foi encaminhada a lista de classificação do rastreamento do pé diabético à equipe para implementação da assistência que deverá ocorrer de acordo com o grau de risco de cada indivíduo. Conclusão: o controle adequado da Diabetes Mellitus reduz a frequência de complicações decorrentes da doença. Dessa forma, ressaltamos a importância da realização do exame minucioso dos pés dos pacientes com Diabetes, a valorização da adesão ao tratamento e do vínculo do paciente com a equipe de saúde como estratégias essenciais para que se alcance os resultados esperados.
Palavras Chave: Rastreamento. Diabetes Mellitus. Pé Diabético.
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RASTREAMENTO DO PÉ DIABÉTICO: um relato de experiência
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Emanuelle de Cassia Batista Gomes; Emily Louise Oliveira Lopes; Luis Henrique Alves de Sena; Matheus Felipe Pereira Lopes; Rebeca Soares; Tadeu Jose Freitas Ruas; Bruna Roberta Meira Rios.
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Objetivo: relatar a experiência do rastreamento do pé diabético em usuários de uma Estratégia de Saúde da Família de Montes Claros – MG. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem, no mês de Novembro de 2019 em uma microárea de uma Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros – MG. Inicialmente foi feito um levantamento da quantidade de pacientes com diabetes por meio da ficha de acompanhamento (ficha B); desses foram selecionados, de forma aleatória, uma amostra de dez pacientes para realização do rastreamento do pé diabético. O estudo foi realizado através de visita domiciliar utilizando o instrumento de rastreamento do pé diabético do Manual do Ministério da Saúde de 2016. A avaliação foi feita verificando a sensibilidade protetora e dolorosa, presença de deformidades, úlceras, amputações e doença arterial periférica. Por fim, os pacientes foram classificados quanto ao grau apresentado e dando seguimento apropriado. Resultados: nota-se a carência de conhecimento dos pacientes com diabetes em estudo quanto aos cuidados imprescindíveis com os pés, à importância do rastreamento e a continuidade na periodicidade de acompanhamento do enfermeiro e médico de acordo com o grau de classificação para prevenção de possíveis agravos. Conclusão: conclui-se que o rastreamento do pé diabético é de suma importância por se tratar de uma estratégia de prevenção que possibilita um diagnóstico precoce, evitando complicações futuras e permitindo uma melhor intervenção por parte dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.
Palavras-chave: Pé Diabético. Diabetes Mellitus. Rastreamento.
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SISTEMATIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE IDOSO
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Brunna Ariely Lopes Souza; Dilson Junior Prudêncio Silva; Mariana Alves Nogueira; Karla Silene Duarte Muniz; Kélida Évilin Neves Santos; Marcela Teixeira Santos.
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Objetivo: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos na realização da consulta de enfermagem ao idoso no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado em uma estratégia Saúde da Família no município de Montes Claros/MG, desenvolvido pelos acadêmicos do 8º período de enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna entre os meses de setembro e outubro de 2019. Foi realizada consulta de enfermagem ao idoso; os dados para estudo foram obtidos através de anamnese, exame físico, roteiros e testes. Posteriormente foram definidos diagnósticos prioritários de acordo a Sistematização da Assistência de Enfermagem e entregue ao paciente. Resultados: o paciente idoso relata sentir dor em membro inferior direito após a queda de 12 anos atrás e constipação. Os acadêmicos definiram os diagnósticos prioritários: mobilidade física prejudicada relacionada à dor, contraturas e prejuízo musculo esquelético, caracterizado por alteração na marcha e desconforto; risco de quedas relacionadas às dificuldades na marcha, mobilidade prejudicada; constipação relacionada aos hábitos de evacuação irregular, motilidade gastrointestinal diminuída, caracterizada por redução na frequência das fezes e ruídos intestinais hipoativos e, a partir desses dados, foram elaboradas estratégias de cuidados: realizar consulta ortopédica prescrita; identificar fatores desencadeantes da atividade motora alterada; estimular aumento de ingestão de alimentos ricos em fibras, verduras, legumes e frutas e incentivar aumento da ingestão hídrica. Conclusão: diante da experiência vivenciada, houve o aperfeiçoamento do conhecimento teórico, prático e técnico-científico proporcionando compreender a importância da atuação do enfermeiro e da consulta de enfermagem ao idoso, juntamente com a implementação de um plano de cuidado individualizado, eficaz e eficiente que proporcione impacto positivo e melhora na qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.
Palavras-chave: Consulta de enfermagem. Idoso. Enfermagem.
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CONSULTA DE ENFERMAGEM AO IDOSO EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
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Bryan Rocha Oliveira; Debora Maria Cardoso; Juliana Delchoff Soares; Livia Alves Lacerda; Sabrina Gabrielly Nunes Dias; Aline Pereira Frois.
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Objetivo: relatar a experiência de uma consulta de enfermagem ao idoso. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência realizado em uma Estratégia Saúde da Família, no município de Montes Claros-MG, nos meses de outubro e novembro de 2019 pelos acadêmicos de enfermagem do 8º período. Foi feita a anamnese, além de exames físicos e testes da avaliação multidimensional do idoso. Após as consultas de enfermagem, o paciente índice foi escolhido e todas as informações necessárias foram coletadas. Resultados: os acadêmicos realizaram o atendimento de um idoso frágil através da anamnese, do exame físico e da avaliação multidimensional. Identificou-se que apresentou no teste de triagem nutricional escore 12, normal; independência nas atividades de vida diária (AVD); dependência parcial para as atividades instrumentais de vida diária (AIVD); teste de marcha: instabilidade postural; teste fluência verbal indicando comprometimento cognitivo com provável demência; com diagnóstico de depressão. Foi realizada também a avaliação da segurança ambiental e foram observadas muitas áreas inapropriadas para a circulação e para as atividades cotidianas do idoso. Conclusão: a consulta de enfermagem é considerada efetivamente como uma atividade privativa do enfermeiro ampliando a autonomia profissional no desenvolvimento do cuidado ao idoso e família. Essa consulta ao idoso possibilita melhor interação idoso-enfermeiro, efetuando um cuidado de qualidade pautado em referenciais teórico-metodológicas. É de grande importância que esta fosse realizada na prática da atenção primária à saúde, a fim de que ocorra uma assistência integral e de qualidade a esta população.
Palavras-chave: Relato de experiência. Idoso. Saúde. Enfermagem.
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AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA IDOSA
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Anne Nara Cardozo Braga; Layza Beatriz Ferreira Santos; Maria Luiza Mendes dos Santos; Meire Ellen Medeiros Pereira; Tallisson Matheus Oliveira Sales; Maria Fernanda Veloso.
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Objetivo: relatar a experiência dos acadêmicos na avaliação multidimensional do idoso em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Montes Claros-MG. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido entre setembro e outubro de 2019. Os dados foram coletados através de consulta de enfermagem domiciliar, sendo realizada a anamnese e o exame físico; também foram utilizados instrumentos de avaliação multidimensional do idoso. A partir desses dados foram estabelecidos os diagnósticos prioritários conforme o NANDA-I 2018-2020 e os planos de cuidados elaborados pela Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC). Resultado: os acadêmicos atenderam, durante uma consulta de enfermagem, idoso com déficit cognitivo em andamento, em que foram coletados os dados da anamnese e exame físico e aplicada a avaliação multidimensional do idoso. Verificou-se que o idoso apresentou declínio cognitivo no período de um ano. Em avaliação prévia, constatou-se que o idoso apresentava independência na Atividade de Vida Diária (AVD) e dependência parcial nas Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). No Mini Exame do Estado Mental apresentou o escore 15, sendo diagnosticado com transtorno cognitivo leve; além disso, apresentou instabilidade postural. Na avaliação realizada, o paciente apresentou o mesmo quadro nas AVD e AIVD. Apresentou escore 8 no Mini Exame do Estado Mental. Foram realizados os diagnósticos de enfermagem prioritários: risco do idoso frágil; mobilidade física prejudicada; risco de queda, memória prejudicada. Foram elaborados os planos de cuidados conforme o NIC com o intuito de melhorar a qualidade de vida do idoso. Conclusão: a experiência contribuiu para o âmbito acadêmico, favorecendo o saber técnico e científico na utilização da sistematização em relação à saúde da pessoa idosa. Observa-se a importância da assistência de enfermagem como forma de autonomia, assim possibilitando um cuidado individualizado e humanizado, bem como proporcionar melhor qualidade de vida dos idosos.
Palavras-chave: Assistência integral à saúde. Doença de Alzheimer. Saúde do idoso.
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LOUSA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE RELACIONADA AOS HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
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Fernanda Rodrigues Fernandes; Guilherme Andrade Cardoso; Karine Gonçalves Valadares; Kátya Rafaela Rodrigues Borges; Mariane Cardoso Ferreira; Rayssa Cristina Rodrigues Mendes; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivos: relatar a experiência da utilização do recurso pedagógico lousa interativa em Educação em Saúde, relacionada aos hábitos de vida saudáveis. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre Educação em Saúde realizada na cidade de Montes Claros–MG. Desenvolveu-se um instrumento educativo e informativo denominado Lousa Interativa, contendo os motivos e as barreiras enfrentadas pela população para a execução de hábitos de vida saudáveis. Foi aplicada uma dinâmica com os pacientes presentes sobre as dificuldades de realizar atividades físicas a partir do desenvolvimento de um quadro com problemas e soluções. Logo após, foi realizado um momento de reflexão para o desenvolvimento de novos hábitos de vida saudáveis. Resultados: o momento proporcionou uma reflexão positiva. Observou-se o interesse dos participantes em modificar os hábitos de vida no cotidiano, devido à preocupação com a crescente incidência de doenças que estão ligadas a um estilo de vida ruim. Portanto, o público foi sensibilizado com a Educação em Saúde aplicada. Conclusão: o instrumento utilizado apresentou-se adequado, pois desenvolveu a conscientização dos participantes sobre os hábitos de vida saudáveis de forma dinâmica, integrativa e objetiva.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Hábitos de vida saudáveis. Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
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ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCO OCUPACIONAL EM UM SERVIÇO DE SAÚDE DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA
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Anna Clara Silva Rodrigues Pereira; Deyvid Antônio da Silva Cardoso; Fernando Patrick Pereira Santos; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivo: relatar a experiência de estudantes do curso de Enfermagem na elaboração de um mapa de risco ocupacional de um serviço de atenção secundária à saúde. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. O cenário definido para a realização da atividade foi a Clínica Escola de Fisioterapia de uma instituição particular da cidade de Montes Claros-MG. Foi realizado um levantamento das atividades executadas no ambiente e seus possíveis riscos por meio de um instrumento próprio para este objetivo. Resultados: foram encontrados riscos físicos, ergonômicos, biológicos, químicos e de acidentes. Entre os riscos observados, o químico mostrou-se prevalente, devido à utilização e manuseio de produtos de limpeza, laboratoriais e odontológicos sem a utilização de equipamentos de proteção individual adequados, principalmente no setor de limpeza da unidade. Conclusão: observou-se que os riscos ocupacionais presentes são, em sua maioria, químicos e com atitudes corretivas de fácil assimilação e aplicação. O mapa de risco proporcionou uma visão ampla da exposição dos colaboradores, facilitando a construção de um planejamento para intervenções.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Mapa de Risco. Riscos ocupacionais.
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ELABORAÇÃO DE UM ÁLBUM SERIADO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS
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Débora Oliveira Santos; Keila Oliveira Aguiar; Maria Tereza Ferreira Silva; Neuriene Queiroz Silva; Rodrigo Pereira Santos; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivo: relatar a experiência da elaboração de um recurso educacional do tipo álbum seriado com a temática hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em um serviço de atenção secundária à saúde na cidade de Montes Claros – MG. Resultados: a criação do álbum seriado ocorreu na Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI) durante o Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade, entre novembro e dezembro de 2019, envolvendo quatro etapas: definição dos temas a serem abordados no álbum seriado; determinação das referencias científicas a serem utilizadas; definição da ilustração do álbum seriado e validação deste por expert. Conclusão: o presente álbum seriado se mostrou um instrumento educativo importante, pois foi elaborado mediante o contexto da população, possibilitando a aprendizagem através do desenvolvimento do diálogo. A presença do profissional é essencial como mediador do processo de comunicação interativo e eficaz.
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LOUSA INTERATIVA RELACIONADA AOS HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
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Adrielle Lorrany Pereira Monteiro Silva; Anielly Geovanna Santos Leopoldo; Brenda Letícia Moura Cruz; Carlos Alberto Rocha Lacerda; Felipe Mota Nunes; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivo: relatar a experiência do desenvolvimento de um recurso educacional relacionado aos hábitos de vida saudáveis. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado em um serviço de atenção secundária à saúde na cidade de Montes Claros – MG. Resultados: a criação da lousa interativa ocorreu na Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI) no Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PISEC), entre outubro e dezembro de 2019, envolvendo três etapas: definição do desenho da lousa interativa; criação do protótipo e avaliação da dinâmica. A lousa foi criada com o intuito de proporcionar uma interação mais dinâmica entre os profissionais de saúde e usuários dos serviços de saúde durante os processos de Educação em Saúde. Conclusão: acredita-se que o recurso educacional elaborado tem se constituído como uma estratégia pedagógica significativa para as atividades de Educação em Saúde realizadas nos serviços de saúde.
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IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PREVENTIVAS DE DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS AOS RISCOS QUÍMICOS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA A SAÚDE
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Isla Lopes Sampaio; Lúcia Vitória Rodrigues; Rosilene Neves Veloso; Shirley Soares Pinheiro; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivo: relatar a experiência de estudantes do curso de Enfermagem na implementação de ações de prevenção de doenças ocupacionais relacionadas à exposição ao risco químico de um serviço de atenção secundária à saúde. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvido durante o Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PISEC). Resultados: após a construção do mapa de risco ocupacional da unidade de saúde, observou-se uma alta prevalência de risco químico, principalmente entre os trabalhadores da limpeza, associado ao manuseio destes sem o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Diante disso, foi realizada uma atividade de educação permanente com os trabalhadores no formato de oficinas, cujo objetivo foi apresentar os riscos existentes e implementar ações para diminuir o risco de doenças ocupacionais. Além disso, foi realizada consulta de enfermagem de saúde ocupacional individual para avaliar a possível presença de doenças ocupacionais associadas a este risco, gerando um plano de cuidado para cada trabalhador. Conclusão: as melhorias propostas e implantadas contribuirão para a redução dos riscos químicos ocupacionais a que estão expostos esses trabalhadores, visando proporcionar uma melhoria na qualidade de vida.
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA HIPERTENSOS E PESSOAS COM DIABETES MELLITUS UTILIZANDO ÁLBUM SERIADO
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Sabrina Santos Silva; Sâmmyla Myllene Durães Leite; Valéria Carvalho Fernandes; Victor Mateus Gonçalves Silva; Wivian Mariana Fonseca Soares; Ana Monique Gomes Brito.
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Objetivo: relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem do 2º período da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI) na execução de Educação em Saúde, utilizando como instrumento o álbum seriado. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas durante o Programa de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PISEC) na unidade Amazonas. Foi proposta como método para a realização da Educação em Saúde a utilização de um álbum seriado contendo informações de alerta sobre sinais e sintomas referentes ao diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Resultados: foram abordadas as manifestações dos sintomas da doença de uma maneira dinâmica e interativa. O instrumento se mostrou eficaz para a abordagem do tema e teve boa aceitação do público. Os resultados mostraram o quanto os sinais e sintomas destas duas doenças são desconhecidos pela população geral. Conclusão: verificou-se que a utilização de um álbum seriado como ferramenta de Educação em Saúde é eficaz, pois apresenta de forma dialógica, promovendo a comunicação entre os sujeitos envolvidos no “empoderamento” social.
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