|
ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE JATOBÁ-DO-CERRADO (Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne) E BARBATIMÃO (Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville)
|
Jaqueline Evangelista Alves; Tamara Alves de Souza; Guilherme Araújo Lacerda;Priscila Maria Andrade de Prince
|
|
|
A emergência disseminada de cepas bacterianas resistentes aos antimicrobianos constitui um grave problema de saúde pública mundial. Visto que, o uso indiscriminado destes fármacos tem selecionado populações bacterianas resistentes, as plantas de utilização popular constituem uma excelente alternativa para o controle destes micro-organismos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a atividade antimicrobiana de extratos vegetais frente à micro-organismos multirresistentes através da técnica REMA, uma microdiluição em placa que utiliza a resazurina como solução reveladora do crescimento microbiano, visando à utilização desta matéria prima como compostos para novos antimicrobianos. A espécie vegetal S. adstringens apresentou Concentração Inibitória Mínima (CIM) de 1000 μg/mL frente às bactérias S. aureus, S. aureus meticilina resistente (MRSA) e E. faecalis. Evidenciou-se que a partir da técnica REMA pode-se obter resultados bastante satisfatórios em relação à atividade antimicrobiana de extratos vegetais e que as substâncias naturais são uma alternativa viável para solucionar a grande emergência de cepas bacterianas resistentes aos fármacos sintéticos, podendo assim ser utilizadas como matéria prima para síntese de novos antibióticos.
Palavras-Chave: Produtos com ação antimicrobiana. Cerrado. Plantas Medicinais. Viabilidade Microbiana. Extratos Vegetais.
|
PERCEPÇÃO SOCIOHISTÓRICA ACERCA DOS PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
|
Thiago Oliveira Costa; Leonardo Augusto Couto Finelli
|
|
|
O presente artigo visa descrever como foi construída a visão sobre os portadores de sofrimento mental e seus respectivos transtornos ao longo da historia, desde a Grécia Antiga até os tempos atuais. Para isso foi realizada uma pesquisa minuciosa de artigos científicos e livros que trazem uma leitura clara e concisa sobre o adoecimento mental, as formas de tratamento, a relação do portador de sofrimento mental não só com a sociedade, mas também com familiares e os profissionais envolvidos no tratamento e acompanhamento dos transtornos presentes em tais indivíduos. O artigo foi descrito de forma cronológica para facilitar a leitura e para demonstrar de forma sucinta em cada época a forma de tratamento, a visão acerca do adoecimento mental, a relação do portador de sofrimento mental com a família e a sociedade, e como este muitas vezes foi excluído do seu meio social e preso em instituições por falta de manejo da família e da sociedade para lidar com tais pessoas.
Palavras-Chave: Esquizofrenia. Saúde Mental. Percepção.
|
RISCOS DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES CADASTRADOS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA CIDADE DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS, BRASIL
|
Franklin Máximo Silva; Andra Aparecida Dionízio Barbosa; José Ronivon Fonseca; Patrick Leonardo Nogueira da Silva
|
|
|
Objetivou-se identificar os riscos para a contração de uma doença sexualmente transmissível na percepção de adolescentes de uma Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter investigativo, com abordagem qualitativa realizada com 15 adolescentes cadastrados em uma Estratégia Saúde da Família do norte de Minas Gerais. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada na qual as respostas foram gravadas e transcritas na íntegra para posterior categorização e análise. O estudo evidencia que a maior parte dos entrevistados desconhece sobre sexualidade na adolescência, bem como suas consequências, todos conhecem sobre estas doenças, seus mecanismos de transmissão, prevenção e agravos. A televisão e os professores são a principal fonte de atualização, já que para a maioria o diálogo com os pais não existe. Portanto, os participantes têm acesso às informações, porém as famílias pouco os orientam. Sendo assim, faz-se necessário o acompanhamento multiprofissional da Equipe de Saúde da Família a estes adolescentes, bem como às suas famílias.
Palavras-Chave: Saúde do adolescente. Doenças sexualmente transmissíveis. Risco. Sexo.
|
RISCOS OCUPACIONAIS A QUE ESTÃO EXPOSTOS OS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL
|
Murillo Luann Lima Silva; Izis Vanescla Alves Bacelar; Diego Ranieri Alves; Camila Santos Pereira; Marcos Vinícius Macedo de Oliveira
|
|
|
Introdução: Entende-se como saúde do trabalho ou saúde ocupacional a promoção, prevenção e preservação da integridade física do trabalhador durante a realização da sua função, detectando fatores que possam interferir na sua saúde. Objetivo: Identificar através de revisão da literatura, os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores da construção civil bem como os principais equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) utilizados. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa que buscou através das bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde – BVS responder aos objetivos da pesquisa, utilizando os critérios de inclusão e exclusão dos 1079 artigos encontrados. Resultados: Foram excluídos 1066 por não atenderem aos critérios de inclusão ou por não abordarem o assunto em questão. Os riscos químicos, mecânicos e ergonômicos estão entre os principais riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores da construção civil, seguidos do risco físico. A maioria dos acidentes de trabalho ocorre devido à ausência do uso de equipamentos de proteção individual, como exemplo a não utilização de óculos de proteção, luvas, capacete, cinto de segurança e botas. Conclusão: Constatou-se que muitas empresas apesar de oferecerem todos os equipamentos necessários à proteção do trabalhador, não fornecem orientação quanto ao uso e aplicabilidade no dia a dia, por isso o fato do EPI ser usado de forma inadequada, insuficiente e ineficaz por trabalhadores.
Palavras-Chave: Risco Ocupacional. Construção Civil; Acidente de Trabalho.
|
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
|
Jefferson Carley Andrade Leite; Núbia Grasielle Duarte Leite; Wellington Danilo Soares; Leonardo Augusto Couto Finelli
|
|
|
O presente estudo tem objetivo de verificar a prevalência do consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de enfermagem de uma instituição privada da cidade de Montes claros – MG, além de verificar os fatores associados, identificar os motivos que levam os acadêmicos a consumir o álcool e comparar os níveis de consumo de álcool, buscando verificar o nível de dependência dos estudantes. A amostra foi composta por 90 acadêmicos do quarto ao oitavo período do curso de enfermagem noturno, que responderam á quatro questionários semiestruturadoso estudo é de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e de corte transversal. Após aplicação dos questionários pode-se verificar que os estudantes não apresentam significados índices de dependência do álcool sendo que a maioria deles se diz amparado pelos familiares e amigos sendo este um critério importante na avaliação de dependência ou reabilitação quando esta se fizer necessária.
Palavras-Chave: Álcool. Universitários. Ensino superior.
|
PARÂMETROS MORFOLÓGICOS ENTRE 3 ESPÉCIES DE Cattleya (ORCHIDACEAE) E SUA CORRELAÇÃO COM SUBSTRATO DE CULTIVO ALTERNATIVO
|
Maria Carolina Oliva Brasil; Fernanda de Sá Magalhães; Frank Pereira de Souza; Guilherme Araújo Lacerda
|
|
|
Muitos substratos não convencionais vêm sendo utilizados no cultivo de orquídeas. Apesar disso, o conhecimento disponível a respeito de substratos alternativos que favorecem o crescimento e bom desenvolvimento de orquídeas ainda é bastante escasso. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de placas de madeira de Pinus sp. como substrato alternativo no cultivo de três espécies de Cattleya (Orchidaceae). As plantas permaneceram em viveiro com 50% de retenção de luminosidade, sendo irrigadas manualmente diariamente. Os parâmetros foram avaliados sete meses após o início do experimento, sendo comprimento e largura das folhas, pseudobulbos e maior raiz. Os resultados mostraram que a placa de madeira de Pinus sp. é um substrato que pode ser utilizado para o cultivo e desenvolvimento de Cattleya walkeriana, Cattleya lueddemanniana e Cattleya labiata coerulea.
Palavras-Chave: Orchidaceae. Plantas. Estruturas Vegetais. Pinus.
|
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS QUANTO AO DELIRIUM NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO EM IDOSOS
|
Valdenice Ferreira dos Resis; Iara Barbosa de Araújo; Mariza Alves Barbosa Teles; Karla Chistiane Freitas Oliveira; Leila das Graças Siqueira; Emerson Ribeiro Lima
|
|
|
Objetivo: descrever a percepção dos profissionais da área de enfermagem quanto ao Delírium no pós-operatório imediato em idosos. Métodos: os participantes da pesquisa foram representados pelos profissionais da área da enfermagem que atuam no bloco cirúrgico do Hospital Dílson Godinho da cidade de Montes Claros-MG. Os dados foram coletados no mês de outubro de 2015, através da entrevista semiestruturada e para análise dos dados foi empregada a técnica de Análise de Conteúdo Temática e o Interacionismo Simbólico. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Associação Educativa do Brasil, obtendo parecer favorável com Parecer: 1.217.247. Resultados: da análise dos depoimentos dos entrevistados emergiram 4 categorias: Conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto ao Delírium; Delírium em idosos: identificação pelos profissionais de enfermagem; Condutas adotadas pelos profissionais de enfermagem para prevenir Delírium em paciente idoso; Preparação dos profissionais de enfermagem frente ao Delírium em idosos e treinamentos recebidos. Conclusão: Este estudo serviu para mostrar como os profissionais de enfermagem identificam pacientes idosos com Delírium em seu setor, os cuidados e as medidas de prevenção adotadas por estes profissionais no que se refere à Delírium idosos em ambiente hospitalar.
Palavras-Chave: Delírium. Idoso. Pesquisa qualitativa.
|
CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE
|
Anne Priscila Fagundes Soares; Isabella Cristine Fagundes Soares; Bruna Nathália Santos; Walter de Freitas Filho; Marcos Vinícius Macedo de Oliveira
|
|
|
O câncer de pele apresenta-se sob a forma de duas variantes: melanoma e não melanoma. O câncer de pele não melanoma é considerado o mais frequente no Brasil devido alguns fatores de risco existentes como: morar em um país tropical de alta incidência de luz solar e trabalhar diariamente exposto aos raios ultravioletas do sol. Assim, a população brasileira se torna cada vez mais vulnerável ao desenvolvimento desta patologia. Esse artigo tem como objetivo avaliar o conhecimento de medidas preventivas utilizadas pelos carteiros acerca do câncer de pele. Nesse sentido, levantou-se uma amostra por acessibilidade dos carteiros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da cidade de Montes Claros- MG. Foram entrevistados trinta e sete desses profissionais e os questionários respondidos por eles foram tabulados e analisados com técnicas estatísticas afins. Os dados evidenciam um conhecimento razoável sobre essa patologia. Entretanto, quando esses trabalhadores foram indagados sobre a identificação de sinais e sintomas do câncer de pele, quase 50% disseram não saber reconhecê-los. Em relação aos equipamentos de prevenção que devem ser utilizados pelos carteiros durante sua jornada de trabalho, a empresa fornece para 100% deles. Portanto, faz-se presente a necessidade de se intensificarem as campanhas educativas de prevenção e conscientização inerentes a essa neoplasia, a fim de que seja minimizada sua incidência.
Palavras-Chave:Neoplasias Cutâneas. Prevenção. Conhecimento.
|
LESÃO MEDULAR, QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE ENTRE PARAPLÉGICOS
|
Christiane Athayde Santos; Ana Cristina Soares Mota; Débora Patrícia Borges; Danilo Lima Carreiro; Laura Tatiany Mineiro Coutinho; Wagner Luiz Mineiro Coutinho
|
|
|
Compreende-se como lesão medular, o dano de elementos neurais do canal espinhal causando perda parcial ou total das funções motoras e/ou sensitivas abaixo do nível da lesão. A pessoa com lesão medular pode apresentar baixa percepção do nível de qualidade de vida e baixo nível de funcionalidade para realizar atividades de vida diária, inclusive de locomoção, o que pode ser minimizado pelo uso de cadeiras de rodas. Objetivou-se avaliar a percepção do nível de qualidade de vida e o grau de funcionalidade entre paraplégicos cadeirantes. Estudo descritivo, com população composta por sujeitos paraplégicos cadeirantes de Montes Claros – MG. Para coleta de dados utilizaram-se os questionários: WHOQOL-bref, Medida de Independência Funcional e questionário condições demográficas, socioeconômicas e de saúde. Em relação à percepção do nível de qualidade de vida registraram-se as seguintes médias e desvio-padrões: qualidade de vida geral 67,50 (± 14,09); domínio psicológico 72,67 (± 15,88); domínio social 71,33 (± 18,74); domínio físico 69,57 (± 12,51) e domínio ambiental 56,13 (± 11,13) sendo que, quanto maior a média, maior o nível de percepção de qualidade de vida. Quanto ao grau de funcionalidade os sujeitos apresentaram respectivas médias de independência funcional motora e cognitiva de 74,85 (± 14,37) e 34,20 (± 2,84) destacando-se que, quanto maior a média, maior o grau de funcionalidade. De modo geral a paraplegia, não impactou de forma negativa na percepção do nível de qualidade de vida e na funcionalidade dos sujeitos em estudo.
Palavras-Chave: Lesão medular. Qualidade de vida. Funcionalidade. Paraplegia. Cadeirantes.
|
ESTADO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE PACIENTES COM CÂNCER DE ESÔFAGO DURANTE O TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA
|
Jarbas Batista Camargos; Leonardo Augusto Couto Finelli; Joyce Kelle Nunes; Amanda Gomes Oliveira
|
|
|
O objetivo deste estudo foi analisar, mediante questionário e avaliação antropométrica, o estado nutricional e dietético de pacientes com câncer durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia. A amostra se constituiu de oito pacientes do sexo masculino, com diagnóstico de câncer de esôfago. As entrevistas foram realizadas em dois momentos, com a aplicação de questionários e avaliação antropométrica. Solicitou-se autorizações ao paciente ou responsável através do termo de consentimento livre e esclarecido. A idade mínima foi de 64 anos e a máxima de 79. Com relação à raça foi identificado que 50,0% (4) pessoas eram brancos, quanto ao estado civil 50,0% (4) eram casados. De acordo com a escolaridade, 62,5% (5) não estudaram, e 62,5% (5) têm renda de 2 salários mínimos. Sobre a história familiar, 62,5% (5) não há casos de doenças oncológicas na família. De acordo com a alimentação 75% (6), se alimentam com o auxilio de sonda. Conforme os sintomas apresentados 50% (4), apresentam vômito, intestino preso e boca seca. O diagnóstico precoce do câncer de esôfago, concedido através da aplicação dos questionários, é de notável importância na evolução do tratamento, pois torna possível a aplicação de intervenções imediatas e, por isso, mais eficientes, podendo contribuir na melhora do prognóstico da doença e no alívio dos sinais e sintomas presentes nos pacientes.
Palavras-Chave: Câncer. Sintomas. Quimioterapia. Radioterapia. Esôfago.
|
|
|