|
Avaliação da prática da automedicação entre os idosos de um Programa Saúde da Família
|
Leila das Graças Siqueira; Aline Monalisa da Silva Paiva; Maria Theresa de Oliveira Azevedo; Valdinei Ferreira de Jesus; Ana Paula de Oliveira Nascimento Alves; Mariza Alves Barbosa Teles
|
|
|
Este artigo tem como objetivo avaliar as práticas da automedicação entre idosos assistidos por uma equipe do Programa Saúde da Família em Montes Claros, MG. Realizou-se umestudo do tipo transversal e descritivo. O estudo em questão permitiu avaliar e descrever a ocorrência da prática da automedicação entre os idosos e buscou-se então caracterizar os idosos quanto ao nível socioeconômico, demográfico e cultural, conforme apresentado em tabela. Conclui-se que a prática da automedicação pode, por sua vez, causar efeitos indesejáveis e o mascaramento de doenças, demonstra ainda a necessidade de realizar trabalhos de educação em saúde e a conscientização da população acerca do uso irracional de medicamentos.
Palavras Chave: Programa Saúde da Família. Automedicação. Idosos.
|
Consumo de álcool no âmbito da construção civil
|
Leonardo Augusto Couto Finelli; Dayane Ferreira dos Santos; Raquel Batista de Oliveira; Wellington Danilo Soares
|
|
|
O álcool é a droga mais consumida no mundo. Estudos nacionais e internacionais demonstram a ocorrência significativa de mortes e doenças associadas ao uso indevido de álcool. O alcoolismo é considerado o terceiro motivo para o absenteísmo, acidentes no trabalho entre outros. Tal é considerado um grave problema de saúde publica. Nesse sentido esse estudo tem por objetivo, investigar o consumo de álcool no ambiente de trabalho, no âmbito da Construção Civil, no Norte de Minas. Para tal foram aplicados os instrumentos: AUDIT – Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool, IECPA – Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais acerca do álcool, ASSIST – Teste para triagem do envolvimento com fumo, álcool e outras drogas, ESSS – Escala de Satisfação com o Suporte Social e um Questionário sócio-demográfico, em uma amostra de 138 funcionários, em duas obras da construção civil. A amostra estudada é essencialmente composta por elementos do sexo masculino, em sua maioria (40%) solteiros. Observa-se em sua maioria são consumidores de baixo risco, equivalente a 73% dos entrevistados. Portanto, o estudo mostra a importância de políticas publicas do álcool, bem como o aumento de programas preventivos ao uso do álcool e outras drogas a fim de prevenir/educar.
Palavras Chave: Álcool. Alcoolismo no trabalho. Consumo de álcool.
|
Avaliação bromatologica do feno de mata pasto Senna obtusifolia em diferentes idades
|
Getúlio Araújo Alves; Patrícia Natalícia Mendes Almeida; Marielly Maria Almeida Moura; Renê Ferreira Costa; Jânio Pereira Pinto; Rodrigo Cesar de Oliveira; Daniel Ananias de Assis Oliveira
|
|
|
Objetivou-se avaliar as características nutricionais do feno de mata pasto “Senna obtusifolia” em diferentes idades de corte. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, sendo quatro tratamentos (30, 60, 90 e 120 dias) e cinco repetições. As plantas foram acondicionadas em lonas plásticas para desidratação no período de 36 horas até obter 20% de umidade. O material foi homogeneizado e a 200 g de amostra para avaliação. Para realização da análise bromatológica o material foi colocado em bandeja de alumínio, pesado, e posteriormente pré-seco em estufa de ventilação forçada a 55 °C por 72 horas. As amostras pré-secas foram moídas em moinho estacionário com peneira de malha de 1 mm. Foi avaliada a matéria seca á 105 °C, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância e para a comparação de médias foi utilizado o teste Tukey a 5%. O teor de MS apresentou diferenças estatísticas em todas as idades. Quanto á proteína bruta variou significativamente no último estágio, diminuindo o seu teor de proteína bruta para 9,42%, enquanto aos 30, 60 e 90 dias de idade, mostrou-se estatisticamente igual. Os valores médios de FDN aumentaram de acordo a idade da colheita. Em relação à FDA, os resultados estatísticos indicam que esse componente, em fenos de plantas coletadas dos 60 aos 120 dias, apresentou maiores níveis quando comparado ao feno de plantas coletadas com 30 dias (p<0,05). É possível a utilização do feno de mata-pasto como alternativa na alimentação dos ruminantes.
Palavras Chave: Alimento conservado. Alimento desidratado. Composição.
|
Qualidade de vida de mães com filhos atendidos na APAE de Montes Claros-MG
|
Juliano Fonseca Oliveira; Leonardo Augusto Couto Finelli
|
|
|
O nascimento de uma criança com deficiência (sensorial, motora ou cognitiva) costuma ser um evento devastador da organização do grupo familiar. Muitas vezes, as famílias encontram-se com dificuldades para cuidar dessas crianças, e com maior frequência, recai sobre a mãe a obrigação nesse trato, o que dificulta seu cuidado pessoal, assim como de demais filhos e vida conjugal. Nesse sentido, entende-se a necessidade de se compreender a qualidade de vida dessas cuidadoras de crianças com deficiências, visto que, o autocuidado repercute em toda a manutenção do grupo familiar. Este trabalho apresenta uma avaliação e análise da qualidade de vida de mães com filhos com deficiências e são atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros-MG (APAE). Trata-se de um estudo descritivo que contou com uma amostra de 10 mães de crianças com deficiência. Foi utilizado o instrumento de avaliação da qualidade de vida World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF), versão em português, além de um questionário de identificação e dados sociodemográficos. Os resultados indicam que, das respondentes, 80,0% são donas de casa, idade média 34 anos. Na avaliação realizada pelo WHOQOL-BREF, 60,0% das entrevistadas afirmaram ter boa qualidade de vida, 50,0% das entrevistadas disseram estar satisfeitas com sua saúde, 80,0% das entrevistadas relataram precisar de tratamento médico muito pouco ou mais ou menos. Conclui-se que essas podem se beneficiar de acompanhamento psicológico, assim como de assistência social (já promovida pela APAE), para melhorar sua qualidade de vida, assim como daqueles pelos quais a mesma assume o cuidado.
Palavras Chave: Qualidade de Vida. Mães. Filhos. Pessoa com Deficiência. APAE.
|
Incidência do absenteísmo em unidades de terapia intensiva
|
Eder Lúcio Ferreira Costa; Eliene Oliveira Silva; Leonardo Augusto Couto Finelli
|
|
|
O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. O absenteísmo na enfermagem é preocupante, pois desorganiza o serviço, gera insatisfação e sobrecarga entre os trabalhadores presentes e consequentemente diminui a qualidade da assistência prestada ao paciente. A partir dessa consideração, o trabalho teve por objetivo identificar na literatura científica os principais motivos de adoecimentos causadores de absenteísmo dos profissionais da enfermagem que atuam nas unidades de terapia intensiva. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Os achados foram coletados nas bases de dados LILACS, BDENF, SCIELO e CAPES. Foram identificados e incluídos cinco artigos que atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. Os resultados revelaram que houve associação das doenças osteomusculares com o absenteísmo, o que gera afastamento e excesso de licenças médicas pelos profissionais de enfermagem. Dessa forma, considera-se que o absenteísmo em trabalhadores de enfermagem interfere diretamente no funcionamento do serviço acarretando em sobrecarga de trabalho na equipe e consequentemente uma assistência de enfermagem deficiente.
Palavras Chaves: Absenteísmo; Enfermagem; Trabalho.
|
|
|